Tratamentos
Pra quê sofrer? Você pode Sorrir Sem Dor!
Na Clínica Gisele Borghesi oferecemos o diagnóstico adequado e os melhores e mais inovadores tratamentos para tratamento de Dores Orofaciais e Odontologia do Sono.
DTM (Disfunção Temporomandibular)
O primeiro passo é passar por uma avaliação, onde todo histórico da sua queixa será avaliado e o tratamento ideal será proposto. Ao iniciar o tratamento, diversos tipos de terapia (exercícios, termoterapia, agulhamento seco, eletroestimulação, laser de baixa intensidade, massagem manual, ultrassom, etc..) serão realizadas de acordo com necessidade do paciente no momento.
Serão realizadas em torno de 10 sessões no total, uma a cada semana e cada sessão leva em torno de 1hora de atendimento. A cada retorno, será reavaliado a evolução do caso e a regressão da dor como intensidade, frequência, etc e sendo assim, temos um parâmetro do quanto de melhora o paciente está tendo, até o momento em que é dada a alta e o paciente se livra de suas queixas.


Odontologia do Sono
Aparelho Intra Oral
É necessário uma primeira avaliação para analisar a gravidade do caso e as situações que estão agravando o quadro do ronco ou da apneia.
Após iniciar o tratamento, registros e moldagens são realizadas para confecção do AIO ( Aparelho Intraoral) que será instalado. Após a instalação do AIO iniciamos um acompanhamento para realizar os avanços mandibulares de acordo com a necessidade, até que sinais clínicos como, ronco, cansaço ao acordar, sonolência e fadiga diurna desapareçam.
Por fim, uma nova polissonografia é realizada para casos onde a apneia está presente, observando a queda ou desaparecimento do índice (IAH). Neste momento o paciente tem alta e somente um acompanhamento periódico será necessário.
Viscossuplementação das ATMs
A viscossuplementação da ATM com o derivado do ácido hialurônico é uma técnica minimamente invasiva onde o ácido é infiltrado na articulação com o objetivo de controlar a dor, melhorar os ruídos articulares, limitação de abertura de boca, deslocamento de disco, dor refratárias ao tratamento não invasivo, melhorando a função articular, controlar processos degenerativos e inflamatórios (osteoartrose/osteoartrite), liberação de possíveis aderências do disco articular, resgatando, assim, o sistema de lubrificação dessa região. O ácido atua melhorando a qualidade e a quantidade do líquido sinovial, que nutre e lubrifica as articulações do rosto.
A aplicação é indolor devido ao uso de anestesia tópica e os efeitos após a aplicação podem ser uma dor leve local e sensação de edema que desaparecem em até 30 minutos depois do procedimento. O protocolo para tratamento com viscossuplementação sugere uma aplicação a cada quatro semanas, em média. Dependendo do caso, o tratamento completo inclui de três a quatro sessões, acompanhadas com exercícios de fisioterapia.


Plaquinha para Bruxismo
A placa de bruxismo ou placa miorelaxante, é um dispositivo móvel utilizado de forma intra oral (dentro da boca), podendo ser colocada nos dentes superiores ou inferiores, com a intenção de proteção dos dentes enquanto o paciente está dormindo, somente.
Outra função da “plaquinha” é fazer com que haja uma distribuição balanceada da mordida, evitando pressão exagerada nas estruturas envolvidas, entre elas, músculos e articulações.
É de extrema importância esclarecer que a placa não trata sintomas de dores da DTM (Disfunções Temporomandibulares) ela somente estabiliza a mordida e protege os dentes de desgastes e fraturas ocorridas pelo bruxismo noturno.
Para realizar a confecção é realizada uma moldagem da boca do paciente, para que haja o modelo e a partir dai a confecção do dispositivo em laboratório. No momento da instalação são realizados ajustes, deixando a placa estabilizada para uso, evitando efeitos desagradáveis e para que sua adaptação seja o mais tranquilo possível.
Após a confecção e instalação da placa miorelaxante, é necessário que esta tenha uma manutenção periódica de pelo menos 3 em 3 meses para ajustes decorrentes de desgastes ao longo do tempo de utilização, e a troca pelo menos de 1x ao ano, fazendo com que o efeito da placa seja sempre o esperado.
Aparelho Intra Oral
O AIO é um aparelho intra oral que personalizado é realizado de forma individualizada e sob medida por um dentista especializado em sono. Esse dispositivo é projetado para estabilizar e reposicionar a mandíbula de forma avançada durante o sono, promovendo a abertura das vias aéreas superiores e prevenindo o colapso das estruturas que causam as obstruções respiratórias, que geram o ronco e apneia do sono.
O AIO é indicado principalmente para pacientes diagnosticados com apneia do sono de leve a moderada, ou para aqueles que apresentam ronco significativo e não respondem a outras formas de tratamento. É uma opção viável para indivíduos que não se adaptam ao uso de CPAP (pressão positiva contínua nas vias aéreas) ou que buscam uma alternativa mais confortável e discreta.


Liva
O bruxismo em vigília, também conhecido como bruxismo diurno, é considerado o hábito de tensionar a musculatura com ou sem os dentes estarem encostados, durante o período “acordado”. Isso acontece normalmente em períodos de tensão, estresse ou até mesmo de concentração.
Questões emociona como: ansiedade, medo, perfeccionismo, agressividade, raiva e frustração são alguns exemplos de fatores de risco que podem levar a contração excessiva dos músculos. Além de maus hábitos como, apertar lábio e bochechas, morder a língua, roer as unhas e mascar chiclete podem provocar a hipertonia e mialgia desses músculos, gerando dores orofaciais.
Para esse tipo de condição existem orientações e o tratamento específico para esse caso em especial, diferente do tratamento do bruxismo do sono.
A instalação de um dispositivo intra oral pode ajudar a percepção desses hábitos de tensão, realizando uma desensibilização do cérebro , onde ele vai começar a entender que os maus hábito serão substituídos pelos bons hábitos, trocando a tensão por relaxamento de todas as estruturas.
Proloterapia
A proloterapia é uma técnica terapêutica que visa promover a regeneração dos tecidos e aliviar a dor através de injeções de substâncias irritantes (geralmente uma solução de glicose) nas áreas afetadas. No contexto da ATM (articulação temporomandibular), a proloterapia pode ser usada para tratar disfunções dessa articulação, que é responsável pelos movimentos da mandíbula, como mastigar e falar.
Como a proloterapia funciona na ATM?
Objetivo: O principal objetivo é estimular a regeneração dos tecidos da ATM, melhorando a função articular e aliviando a dor associada a disfunções dessa articulação.
A proloterapia na região da ATM pode ser indicada para pacientes com:
– Disfunções na ATM, como a síndrome da disfunção temporomandibular (DTM);
– Dor crônica na mandíbula, pescoço e áreas relacionadas;
– Lesões nos ligamentos ou articulação da ATM.
Benefícios esperados:
– Redução da dor e da inflamação;
– Melhora na estabilidade e no funcionamento da articulação;
– Regeneração do tecido conjuntivo e fortalecimento dos ligamentos.
– Não invasiva: A proloterapia é uma alternativa a procedimentos mais invasivos, como cirurgias.
– Redução de medicamentos: Pode ajudar a reduzir o uso de analgésicos e anti-inflamatórios.
Considerações:
A proloterapia não é indicada para todos os casos, e deve ser realizada por um profissional experiente. O tratamento pode exigir várias sessões, e os resultados podem variar de paciente para paciente. Como envolve a indução de um processo inflamatório, o procedimento pode causar desconforto temporário.
