Normalmente o sono dos adolescentes parecem ser intenso e muitas vezes é a única coisa que eles pensam durante todo o dia. Mas será que isso é normal?
A rotina dos adolescentes é quase sempre muito intensa e não percebida o quanto esta interfere no sono noturno, fazendo com que sinais de cansaço intenso, falta de memória e concentração, déficit de aprendizagem sejam observados no dia a dia.
O estresse e os compromissos sobrecarregam e além da interferência durante a noite ainda atingem a dieta que se torna ineficiente ou pobre, pouca atividade física e falta de exposição à luz do sol são condições para piorar o quadro.
Ficar até tarde usando o computador, celular ou assistindo TV são alguns exemplos de atitudes desfavoráveis a ter um sono de qualidade. Participar em atividades estimulantes antes de dormir, como jogar videogames, alguma atividade que aumente a frequência cardíaca, ou ler algo aumenta seu estado de alerta.
Com todo esse contexto da rotina de um adolescente, acabam se privando de horas de sono, fazendo com que tenham sempre a necessidade de estar dormindo. Normalmente eles precisam sim de cerca de 9 horas de sono por noite até atingirem a fase adulta, porém é necessário ver a qualidade dessas horas e isso é observado durante todo o dia em que o adolescente desenvolve suas funções.
O horário em que se levantam para ir a escola acostuma ser uma “tortura” para eles e ao invés de compensar dormindo mais cedo, eles ficam até tarde em atividades não recomendadas, citadas acima.
A Stanford Medical School relata através de uma pesquisa realizada a mais de 3.000 estudantes do ensino médio que, “aqueles com as notas mais elevadas denunciam dormir mais, ir para a cama mais cedo nas noites escolares e dormir menos nos finais de semana, que os alunos com notas mais baixas”.
Estudos realizados indicam que os adolescentes e estudantes universitários tendem a dormir menos durante a semana e mais nos fins de semana, para tentar compensar a “dívida de sono”, no entanto, a evidência diz-nos que esta abordagem não elimina ou trata os danos associados com a privação de sono, mesmo após um bom descanso durante o fim de semana, muitos adolescentes ainda relatam acordar cansados na maioria dos dias.
Por isso é necessário que condutas e mudança de hábitos diários sejam realizados e a necessidade de procurar um especialista em sono se torna indispensável.