DTM e Dores Orofaciais
Sintomas
A ATM (Articulação Temporomandibular), é a articulação que nos permite os movimentos da mandíbula, para falar, deglutir, mastigar, bocejar, entre outros. E, os problemas, as disfunções (DTM) são dores, desgastes e degeneração dessa articulação.
Zumbido no ouvido
Dor e tensão na mandíbula
Ruídos ao abrir e fechar a boca
Dor de cabeça
Dor na região da face
Dificuldade ou desconforto para mastigar
Travamento da articulação, dificultando ou impossibilitando a abertura da boca
Dor e incômodo dentro e em volta da orelha
Mordida desconfortável
Dor no pescoço, nuca e parte superior das costas
Nós sabemos como é difícil conviver com a dor, por isso oferecemos diagnóstico adequado e tratamentos minimamente invasivos para alívio das dores. Se você apresenta um ou mais desses sintomas agende já sua consulta!
COMO É O TRATAMENTO PARA DTM - Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial
O primeiro passo é passar por uma avaliação, onde todo histórico da sua queixa será avaliado e o tratamento ideal será proposto.
Ao iniciar o tratamento, diversos tipos de terapia (exercícios, termoterapia, agulhamento seco, eletroestimulação, laser de baixa intensidade, massagem manual, ultrassom, etc..) serão realizadas de acordo com necessidade do paciente no momento.
Serão realizadas em torno de 10 sessões no total, uma a cada semana e cada sessão leva em torno de 1hora de atendimento.
A cada retorno, será reavaliado a evolução do caso e a regressão da dor como intensidade, frequência, etc e sendo assim, temos um parâmetro do quanto de melhora o paciente está tendo, até o momento em que é dada a alta e o paciente se livra de suas queixas.
Porque é importante a manutenção após o tratamento?
A Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial é uma condição e não uma doença, por isso não existe cura e sim controle.
O tratamento consiste na remoção de pontos de dor instalados na musculatura da cabeça e pescoço, comprometendo todo sistema estomatognático e fazendo com que haja falta de oxigênio na musculatura, encurtamento de fibras musculares, acúmulo de substâncias geradoras de dor e consequentemente, as fibras geram nódulos que chamamos de ponto gatilho. Esses pontos podem gerar dor local ou a distância, indo para o local da queixa (cabeça, ouvidos, olhos, etc.)
Após o tratamento, todo sistema de músculos volta ao seu estado normal e as dores desaparecem, porém, ao longo do tempo, o paciente pode passar por algum processo de estresse, ansiedade ou qualquer problema de tensão e emocional, gerando novos pontos ativos. Por isso, a importância da manutenção do tratamento de 3 em 3 meses para reavaliação se torna extremamente necessário, evitando o retorno das dores.